Sobre
NOSSOS ESPETÁCULOS
DESTAQUES DA TRAJETÓRIA
A SERPENTE (2009) - Espetáculo do grupo NEELIC em parceria com o diretor Caco Coelho, especialista em textos de Nelson Rodrigues. Encenação criada dentro do projeto Usina das Artes e apresentada no Festival Internacional de Caxias do Sul.
O RETRATO (2008) - Espetáculo livremente inspirado no romance 'O Retrato de Dorian Gray', de Oscar Wilde. A montagem deste clássico da literatura universal teve direção de Desirée Pessoa e foi apresentada no Teatro Renascença, na Sala Álvaro Moreyra, na Usina do Gasômetro e no Festival Porto Verão Alegre.
CLITEMNESTRA (2007) - Primeira montagem do grupo NEELIC. Elaborada a partir do texto 'Electra', de Sófocles, foi apresentada no Hospital Psiquiátrico São Pedro, na Usina do Gasômetro e no Festival Porto Verão Alegre. Direção: Desirée Pessoa.
PRODUÇÃO INDEPENDENTE
O HOMEM NO CORREDOR (2016) - Espetáculo livremente inspirado no texto 'O Homem Sentado no Corredor', de Marguerite Duras. Apresentado na Usina do Gasômetro e no Festival de Curitiba - Mostra FRINGE. Direção: Desirée Pessoa.
NO FIM DO DIA (2015) - Espetáculo criado a partir do texto 'Na Solidão dos Campos de Algodão', de Bernard-Marie Koltès. Elaborado para a pesquisa de Doutorado em Artes Cênicas (UNIRIO) da diretora Desirée Pessoa, bolsista CAPES.
OS GRINGOS À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS (2014) - Espetáculo criado a partir de comédias de Shakespeare, em uma investigação sobre a herança latina na cultura do RS. Apresentado no Festival Porto Verão Alegre.
A CASA DA SAUDADE (2013) - Espetáculo criado em uma pesquisa que hibridiza teatro e música, em parceria da diretora Desirée Pessoa com o músico Chris Buys. Apresentado no Teatro Carlos Carvalho, da Casa de Cultura Mario Quintana.
A NOIVA DO CAÍ (2011) - Espetáculo elaborado e apresentado dentro do barco Noiva do Caí II, em meio às águas do Guaíba, lago que banha a capital gaúcha.
EM CARTAZ
Espetáculos do grupo NEELIC que ainda fazem apresentações, em turnês ou na cidade-sede, Porto Alegre:
MERDA! (2019) - Espetáculo que celebra os 15 anos do grupo NEELIC, criado e apresentado com financiamento FAC-Pró-Cultura-RS. Direção: Desirée Pessoa.
PRIMEIRO AMOR (2010) - Espetáculo livremente inspirado na obra de Samuel Beckett. Apresentado no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana e Usina do Gasômetro, com financiamento FAC-Pró-Cultura-RS. Direção: Desirée Pessoa.
TRILOGIA SENSÍVEL (2012-2013) - Composta pelos espetáculos que tratam de temas do universo feminino 'Portas do Invisível', 'Hallucination: vida e obra de Virginia Woolf' e 'Olhar de Frente'. Apresentada no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana, no Festival de Curitiba - Mostra FRINGE, e em diferentes teatros de POA-RS, Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-MG e interior do RS, em circulação com financiamento FAC-Pró-Cultura-RS. Direção: Desirée Pessoa.
CAPITAL (2016) - Espetáculo livremente inspirado no texto 'Bartleby, o escrivão', de Hermann Melville e criado e apresentado com financiamento FAC-Pró-Cultura-RS. Indicado ao troféu Açorianos no ano de estreia. Direção: Desirée Pessoa.
AS ALEGRES LATINAS DE POA (2014) - Espetáculo criado com financiamento FAC-Pró-Cultura-RS. Realizou 40 apresentações em 6 cidades do RS. Direção: Desirée Pessoa.
SEM AÇÚCAR (2009) - Espetáculo realizado dentro do projeto Usina das Artes e apresentado na Casa de Cultura Mario Quintana e Teatro Renascença. Com esta encenação, o grupo NEELIC iniciou formalmente sua pesquisa em teatro performativo, à qual se dedica até hoje.