Atuar com a Câmera - TV, Cinema e Youtube

Curso com certificação

 

Início das aulas: 28 de março (sábados, das 18h40min às 20h40min OU terças, das 19h30min às 21h30min).

Sobre o curso: "Atuar com a Câmera - TV, Cinema e Youtube" é um curso de caráter prático, voltado a adolescentes e adultos que desejam experimentar a prática de cenas vivenciadas em cinema, seriados, teledramaturgia e, também, vídeos para internet no estilo canal de Youtube. Ao fim do curso haverá, como destaque, um seminário de encerramento com Eduardo Cardoso, ator de teatro e cinema, residente no Rio de Janeiro.

Conteúdos: Exercícios práticos de atuação para aquisição de experiência audiovisual, provenientes dos métodos e teorias de Constantin Stanislavski, Viola Spolin e Eugenio Kusnet; preparação para o mercado profissional através de técnicas e exercícios específicos que possibilitam a consciência artística, aprofundamento da sensibilidade à arte de atuar, de modo individual e coletivo. Técnicas de expressão corporal, vocal e facial. Exercícios de improvisação, expressão corporal, espaço, tempo, ação e criação da espontaneidade. A imaginação como estímulo à concepção da personagem. Exercícios de improvisação, individuais e em grupo, a partir de cenas extraídas de roteiros de filmes como "Se eu Fosse Você", "Cidade de Deus", "Memórias Póstumas", dentre outros, e teledramaturgias baseadas em textos clássicos como "Tieta" e "Roque Santeiro", dentre outras.  Exercícios para promover a familiaridade e segurança do aluno ao se colocar em frente à câmera, superando timidez e inibição. Cenas escolhidas de filmes, novelas, minisséries, canais de Youtube, textos e exercícios adequados à faixa etária e à turma formada. Gravação de cenas em aula durante o curso e de um trabalho final, a ser apresentado em público, preparado pelos alunos e professoras. Maiores informações sobre nossa metodologia, clique http://www.neelic.org/cursos.

Idade mínima: 14 anos.

Duração: 08 meses.

Local: NEELIC (Av. França, 1149) – Sala Jerzy Grotowski.

Inscrições: Através do e-mail cursosneelic@gmail.com.

Professores: Desirée Pessoa, Eduardo Cardoso e Thainan Rocha.

Monitores: Marlon Cruz e Luana Milidiu.

Destaque para a parceria

A Escola de Teatro do NEELIC firmou uma parceria de destaque para o curso de TV, Cinema e Youtube, com a agência Contexto.

Com esta parceria, os participantes do curso da Escola de Teatro do NEELIC, ao término do curso, têm o vínculo direto com a agência, podendo participar de diversos trabalhos na área audiovisual.

Sobre os professores:

Desirée Pessoa é Professora Doutora com vasta formação e experiência: diretora e fundadora do grupo NEELIC; encenadora com título de Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO (RJ) e Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS (RS); especialista em Ética nas Artes Cênicas; licenciada em Teatro pela UFRGS. Figura emblemática na capital gaúcha, recebeu o título Mulheres de Destaque, da Academia de Letras e Artes de POA-RS e, com o NEELIC, a comenda Lobo da Costa. Já dirigiu diversos espetáculos, dentre eles: Clitemnestra, O Retrato, Sem Açúcar, Primeiro Amor, A Noiva do Caí, Portas do Invisível, Hallucination: vida e obra de Virginia Woolf, Olhar de Frente, A Casa da Saudade, Os Gringos à Beira de um Ataque de Nervos, As Alegres Latinas de POA, No Fim do Dia, Capital e MERDA!. Todos fizeram grandes temporadas em diferentes teatros e espaços alternativos no RS, PR, RJ e MG. É também atriz, com ampla experiência de formação e carreira. Foi também professora de teatro na UFPEL (RS), no curso de Licenciatura em Teatro, nível graduação. 

Eduardo Cardoso é ator e vem realizando trabalhos em cinema, teatro e televisão. Iniciou sua formação teatral nas oficinas do grupo NEELIC, passando também pela Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo. Participou de oficinas como: Teatro Documentário com Janaína Leite, Teatro como Instrumento de Discussão Social e Teatro de Rua Arte e Política. No Cinema participou dos Longas-metragens: “Antes Que o Mundo Acabe” de Ana Luiza Azevedo, “O Mercado de Notícias” de Jorge Furtado, assim como da série “Horizonte B” que integrou o catálogo da Netflix. Atuou em diversos curtas-metragens, dentre eles, “Inca” pelo qual recebeu os prêmios de melhor ator do júri Histórias Curtas RBS TV 2011 e Festival Internacional da Fronteira de Bagé/RS 2012. 
É graduando em Cinema e Audiovisual pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e desenvolve projetos na área de arte educação, participou do Programa de Alfabetização Audiovisual da Cinemateca Capiltólio/RS e do projeto Inventar com a Diferença Cinema e Direitos Humanos ministrando oficinas nos centros socioeducativos da cidade do Rio de Janeiro.

Thainan Rocha é ator, diretor, iluminador, sonoplasta, produtor e dramaturgo. Bacharel em Teatro e Mestrando em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui formação em teatro musical pela ACTEMUS, onde produziu Os Insepultos, o Musical (2017). Como ator, destaca as atuações em William Despedaçado (2015), Como Gostais (2016), Maldita Herança (2018), no elenco local do espetáculo O Filho (2018), do Teatro da Vertigem, e na websérie Juízo Final (2018), da Suprema Filmes. Foi assistente de direção de Iacov Hillel na montagem da ópera Carmen (2019). Possui formação variada em teatro, dança e audiovisual, tendo realizado cursos de aperfeiçoamento com Iacov Hillel, Teatro da Vertigem, Letícia Coura, Marcelo Bulgarelli, Claudio Massimo Paternò, Marilice Bastos, Luciana Dariano, Fábio Tomasini, Take 04, Ói Nóis Aqui Traveiz, entre outros.


Luana Milidiu é atriz formada pelo NEELIC, cantora e ex-membro do coral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursa interpretação teatral na UFRGS e realizou mobilidade acadêmica na UFBA em 2019, já participou de nove peças profissionais, dentre elas: “A cidade do herói” (2017); “Capital” (2018); “Declínio” (2018); “Hamlet e o teatro da morte” (2018), todas dirigidas por Desirée Pessoa, e seu último trabalho foi no musical “Falsettolandia” (2019), dirigido por Elisa Mendes. Além do palco, Luana marca presença na área cinematográfica atuando em: “Precisamos conversar” (2018), dirigido por Isadora Garcia; “TOC” (2019), dirigido por Guilherme Silveira, entre outros.


Marlon Cruz é ator e estudante de teatro com experiência como monitor de produção e iluminação na Escola de Teatro do NEELIC. Atuou nos seguintes espetáculos: Elogio do Esquecimento; O Rinoceronte; Hamlet e o Teatro da Morte; Seja Poesia com As Meninas, Elis e Tom e A Última Vez. Como monitor de produção, fez parte da equipe dos espetáculos: Primeiro Amor; Sem Açúcar; Portas do Invisível e Merda!(do grupo NEELIC) e Hamlet e o Teatro da Morte;  Seja Poesia com As Meninas, Elis e Tom;  O Homem, A Mulher e o Barquinho e Putrefatos (da Escola de Teatro do NEELIC). Como monitor de iluminação, fez operação de luz em diversos espetáculos do NEELIC e, como iluminador, criou o conceito de luz dos espetáculos A Última Vez, Seja Poesia com As Meninas, Elis e Tom, Homo Sapiens e Marcas do Holocausto (da Escola de Teatro do NEELIC).

Destaques: O curso dá direito a uma camiseta da Escola de Teatro do NEELIC; material didático; certificado; fotos e vídeo da turma ao fim do curso.

© 2016 por GRUPO NEELIC

Núcleo de Experimentação e Expansão da Linguagem Cênica - Fone/whats: 51-99274-9933 - teatrodoneelic@gmail.com