O Duplo no Teatro: Artaud e Beckett

Curso com certificação

Início das aulas: 5 de abril de 2019 - Sextas, das 19h30min às 21h30min.

Sobre o curso: “O Duplo no Teatro: Artaud e Beckett” é um curso de caráter prático-teórico, destinado a pessoas que tenham experiência anterior em teatro e estejam interessadas em aprofundar seus conhecimentos na área, através do desenvolvimento de conhecimento teórico e técnico a partir de dois ícones da história do teatro ocidental: Antonin Artaud e Samuel Beckett. Durante as aulas, será promovido o encontro entre a noção de duplo, desenvolvida por Artaud e a monumental dramaturgia de Beckett. Na conclusão do curso, um espetáculo será elabrado a partir dos processos intersubjetivos vivenciados durante as aulas e apresentado ao público.

Conteúdos: Expressão corporal e vocal; a noção de duplo no teatro de Antonin Artaud; desenvolvimento de personagens a partir de processos intersubjetivos vivenciais; experimentações com textos da linha de teatro do absurdo; experimentações de exercícios de teatro ritual; estudos e experimentações sobre o processo de ruptura com o real, a dissolução da coerência e o lúdico enquanto potência de contradição; desenvolvimento da presença cênica com foco no que foge à lógica social; a força do onírico no andamento da cena; aprofundamento da articulação e potência da fala; experimentações e ensaios com figurinos, objetos, iluminação e trilha sonora; criação de espetáculo cênico ao fim do curso. Maiores informações sobre nossa metodologia, clique http://www.neelic.org/cursos​.

Idade mínima: 18 anos.

Duração: 12 meses.

Local: NEELIC (Av. França, 1149) – Sala Jerzy Grotowski.

Inscrições: Através do e-mail cursosneelic@gmail.com.

Professoras: Desirée Pessoa e Priscila Jardim. Desirée Pessoa é Professora Doutora com vasta formação e experiência: diretora e fundadora do grupo NEELIC; encenadora com título de Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS e Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO; especialista em Ética nas Artes Cênicas; licenciada em Teatro pela UFRGS. Já dirigiu diversos espetáculos, dentre eles: Clitemnestra, O Retrato, Sem Açúcar, Primeiro Amor, A Noiva do Caí, Portas do Invisível, Hallucination: vida e obra de Virginia Woolf, Olhar de Frente, A Casa da Saudade, Os Gringos à Beira de um Ataque de Nervos, As Alegres Latinas de POA, No Fim do Dia e Capital. Todos fizeram grandes temporadas em diferentes teatros e espaços alternativos no RS, PR, RJ e MG. É também atriz, com ampla experiência de formação e carreira. Foi professora de teatro na UFPEL (Universidade Federal de Pelotas), tendo se desvinculado quando iniciou seus estudos de doutoramento na UNIRIO). Priscila Jardim é professora de Teatro formada pela UFRGS. Atuou em peças como: Maldita Herança (2018), Jacques ou toda a tradição está comigo (2015-2016), Medida Provisória (2014), O Homem do princípio ao fim (2012). Ministra aulas de teatro para surdos desde 2016. Participou do Salão de Extensão da UFRGS e ganhou o prêmio de destaque e jovem pesquisadora. Participou do III Congresso de Extensão Universitária da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu, realizado na Argentina).

Destaques: O curso dá direito a uma camiseta da Escola de Teatro do NEELIC; material didático; CD com fotos e DVD com vídeo da turma ao fim do curso.
 

© 2016 por GRUPO NEELIC

Núcleo de Experimentação e Expansão da Linguagem Cênica - Fone/whats: 51-99274-9933 - teatrodoneelic@gmail.com