Oficina de Teatro Performativo

Oficina com certificação

 

Início das aulas: 25 de março (quartas, das 19h30min às 21h30min)

Sobre a oficina: De caráter prático, a oficina de Teatro Performativo promoverá o compartilhamento da experiência cênica do grupo NEELIC, adquirida ao longo dos anos, a partir de experimentações que envolvem as noções de corpo, técnica, ética, política, tecnologia, híbrido, mídia e suporte. Ao longo da oficina, será possível acessar um vasto material, em que o encontro entre teatro e performance art será aprofundado e importantes performers e suas expressões artísticas serão estudados.

Conteúdos: Os objetos de pesquisa dos Estudos da Performance e seu desenvolvimento no mundo durante a segunda metade do século XX em contato com a expressão de Yayoi Kusama e Antonin Artaud; a noção de artevida a partir da obra de Allan Kaprow; aproximações e distâncias entre performances culturais ritualísticas e a performance art à luz das teorias de Richard Schechner e Roselee Goldberg; o desenvolvimento da obra de Tehching Hsieh e seu impacto no universo da performance; análise da obra da emblemática e polêmica performer Marina Abramovic; assim como de Guillermo Gomez-Peña e William Pope.L. Exercícios desenvolvidos a partir de acesso a materiais compartilhados como livros, textos, fotografias e vídeos. Maiores informações sobre nossa metodologia, clique http://www.neelic.org/cursos.

Idade mínima: 18 anos.

Duração: 12 meses.

Local: NEELIC (Av. França, 1149) – Sala Heiner Müller.

Inscrições: Através do e-mail cursosneelic@gmail.com.

Professoras: Desirée Pessoa e Priscila Jardim.

 

Desirée Pessoa é Professora Doutora com vasta formação e experiência: diretora e fundadora do grupo NEELIC; encenadora com título de Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO (RJ) e Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS (RS); especialista em Ética nas Artes Cênicas; licenciada em Teatro pela UFRGS. Figura emblemática na capital gaúcha, recebeu o título Mulheres de Destaque, da Academia de Letras e Artes de POA-RS e, com o NEELIC, a comenda Lobo da Costa. Já dirigiu diversos espetáculos, dentre eles: Clitemnestra, O Retrato, Sem Açúcar, Primeiro Amor, A Noiva do Caí, Portas do Invisível, Hallucination: vida e obra de Virginia Woolf, Olhar de Frente, A Casa da Saudade, Os Gringos à Beira de um Ataque de Nervos, As Alegres Latinas de POA, No Fim do Dia, Capital e MERDA!. Todos fizeram grandes temporadas em diferentes teatros e espaços alternativos no RS, PR, RJ e MG. É também atriz, com ampla experiência de formação e carreira. Foi também professora de teatro na UFPEL (RS), no curso de Licenciatura em Teatro, nível graduação. 

Priscila Jardim é professora de Teatro formada pela UFRGS e atualmente cursa Mestrado em Educação também na UFRGS. É produtora e atriz do grupo NEELIC, no qual participa do elenco dos espetáculos: Primeiro Amor e As Alegres Latinas de POA. É tradutora de Libras no espetáculo Portas do Invisível, também do grupo NEELIC. Atuou em peças como: Maldita Herança (2018), Jacques ou toda a tradição está comigo (2015-2016), Medida Provisória (2014), O Homem do princípio ao fim (2012). Ministra aulas de teatro para surdos desde 2016. Participou do Salão de Extensão da UFRGS e ganhou o prêmio de destaque e jovem pesquisadora. Participou do III Congresso de Extensão Universitária da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu, realizado na Argentina.

Destaques: A oficina dá direito a uma camiseta da Escola de Teatro do NEELIC; material didático; certificado; fotos e vídeo da turma.

Vem pro NEELIC!

Nós temos a melhor escola de teatro de Porto Alegre!

© 2016 por GRUPO NEELIC

Núcleo de Experimentação e Expansão da Linguagem Cênica - Fone/whats: 51-99274-9933 - teatrodoneelic@gmail.com