Molière Contemporâneo- Oficina com montagem

Início das aulas: 12 de agosto - Sábados, das 16h30min às 19h

Sobre o curso: “Molière Contemporâneo” é um curso de caráter prático-teórico, destinado a jovens ou experientes estudantes de teatro, atores já iniciados na profissão ou pessoas sem experiência e interessadas em Molière. É uma abordagem sobre o dramaturgo francês Molière, mais destacado comediógrafo do teatro clássico da França, autor de inúmeras comédias que foram incorporadas ao teatro universal, pelas suas peculiaridades e especificidades. Suas peças estão traduzidas em mais de 30 línguas. No Brasil, montagens de suas obras são feitas desde o século XIX. O teatro brasileiro sente-se apropriado do teatro de Molière ao ponto de batizar com o seu nome o maior prêmio teatral do país, o Prêmio Molière de Teatro.

Conteúdos: O curso será dividido em 3 partes: inicialmente, será feita uma abordagem teórica com o uso de ilustrações de fotografias e cenas de diferentes montagens que foram feitas do autor em distintos países. O nosso intuito com essa 1ª parte é o de conceituar, dentro da história do teatro mundial, a importância do dramaturgo das comédias que servem até hoje como tecido de base para o desenvolvimento do teatro de comédia no Ocidente. Na 2ª parte do curso, estudaremos, através de leituras, debates e improvisações de cenas, algumas de suas comédias mais conhecidas, como "O avarento", "Tartuffo", "O burguês Fidalgo" e "Escola de Mulheres". Na conclusão dessa etapa, será realizada a escolha da peça que será trabalhada e ensaiada para as apresentações que pontuarão a finalização do curso. Na 3ª etapa do curso, procederemos com os ensaios e o processo de produção e de preparação e, por fim, com as apresentações do final do curso, como conclusão de nosso trabalho - etapa que realiza, assim, a interface entre Teatro e Arte-Educação.

Idade mínima: 16 anos

Duração: 4 meses

Local: NEELIC (Av. França, 1149) – Sala Heiner Müller.
Inscrições: Através do e-mail cursosneelic@gmail.com

Professor: Plínio Mósca
Destaques: O curso dá direito a uma camiseta da Escola de Teatro do NEELIC; polígrafo com material didático; CD com fotos e DVD com vídeo da turma ao fim do curso.
Sobre Plínio Mósca:
É diretor e professor de teatro. Mestre em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle; Pesquisador de Teatro-Memória; Chevallier des Arts et de Lettres de la République Française; (Cavaleiro das Artes e das Letras da República Francêsa); Jurado nas últimas edições do Prêmio Açorianos de teatro e do Prêmio Tibicuera de teatro infantil da Secretaria Municipal de Cultural de Porto Alegre; Jurado e Avaliador nos festivais de teatro de Dom Pedrito, Rosário do Sul, Três Coroas, Rolante, Osório, Arroio dos Ratos, Viamão e Novo Hamburgo; Tecnólogo em Produção Cênica; Membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul; Membro do Corpo de Avaliadores do FAC-Teatro da Secretaria Estadual de Cultura do RS.

© 2016 por GRUPO NEELIC

Núcleo de Experimentação e Expansão da Linguagem Cênica - Fone/whats: 51-99274-9933 - teatrodoneelic@gmail.com