ARTISTAS INTEGRANTES
 
DESIRÉE PESSOA DIRETORA

Diretora e fundadora do Grupo Neelic, Desirée Pessoa é encenadora com título de Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS e Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO. Especialista em Ética nas Artes Cênicas, graduada em Teatro pela UFRGS, já dirigiu diversos espetáculos, dentre eles: Clitemnestra, O Retrato, Sem Açúcar, Primeiro Amor, A Noiva do Caí, Portas do Invisível, Hallucination: vida e obra de Virginia Woolf, Olhar de Frente, A Casa da Saudade, Os Gringos à Beira de um Ataque de Nervos, As Alegres Latinas de POA e No Fim do Dia. Todos fizeram grandes temporadas em diferentes teatros e espaços alternativos no RS. Além dos espetáculos profissionais do Grupo Neelic, dirigiu algumas das montagens da Escola de Teatro do Grupo Neelic.

É também atriz, com vasta experiência de formação e carreira, tendo sido dirigida inclusive por Caco Coelho na montagem de A Serpente (Grupo Neelic, 2009). Como docente, ministra cursos e oficinas de teatro, pelo Grupo Neelic, desde 2003. Criou e coordena a Escola de Teatro do Grupo Neelic. Em 2013, foi professora de teatro na UFPEL (Universidade Federal de Pelotas), tendo se desvinculado quando iniciou seus estudos de doutoramento na UNIRIO. 

É produtora de diversos projetos executados pelo Grupo Neelic. Desenvolve um trabalho de atuação política e social no contexto em que está inserida, através de ocupação cênica em espaços públicos outrora ociosos. O Grupo Neelic atua em dois locais com esta característica: Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), através do projeto Condomínio Cênico do HPSP e centro cultural Usina do Gasômetro, em parceria com as Secretarias de Cultura do Município de Porto Alegre e do Estado do RS.

ADRIANO ROMAN ATOR/ILUMINADOR/MAQUIADOR              

Ator, iluminador e maquiador, Adriano Roman está com o grupo NEELIC desde 2009.

Trabalha nos seguintes espetáculos do repertório do grupo NEELIC: “Primeiro Amor” (função: ator), “Sem Açúcar” (função: ator), “Trilogia Sensível (função: operador de luz), “As Alegres Latinas de POA” (função: ator) e "Capital" (função: maquiador).  Como ator, participou das oficinas: “Atuação na Cidade: Experiências Práticas” – Teatro da Vertigem – SP (2011); “Oficina de Palhaço” – Grupo Armatrux – MG (2011); “Iniciação de Clown” – Cia Circular (2011); “Curso de Formação de Atores” – Escola de Teatro do Grupo Neelic (2011); Curso “Um estudo sobre Shakespeare” – Neelic (2011); Curso “Da Expressão à Criatividade” Neelic(2010. Atuou nos espetáculos: “A Alma Boa” (2012), “Os Saltimbancos” (2011), “Shakespeare Despedaçado: uma fábula de confrontos e paixões” (2011), “Intimidade” (2011), da Escola de Teatro do NEELIC.

VANDA BRESS ATRIZ

É graduada em Teatro-Bacharelado na UFRGS. Ingressou no grupo em 2009, através da Escola de Teatro do Grupo Neelic, fazendo parte da turma do curso de Formação de Atores.

Participou dos espetáculos: Hallucination: Vida e Obra de Virginia Woolf, Olhar de Frente (participação especial), Os Gringos à Beira de um Ataque de Nervos, As Alegres Latinas de POA e Primeiro Amor, do Grupo Neelic, e Dramen des Alltags, O Beijo no Asfalto e Homo Sapiens, da Escola de Teatro do Grupo Neelic.

É também produtora, tendo coordenado diversos eventos do Grupo Neelic.

Ingressou na aprendizagem de teatro no ano de 2003, quando passou a fazer parte do grupo teatral da Casa de Cultura de sua cidade natal (Nova Prata/RS), do qual fez parte até o ano de 2007. No grupo, cursou as oficinas e participou das seguintes peças: Coliseu Via Satélite - de Daniel Adjafre – em que recebeu o troféu de Melhor Atriz, no Festival de Teatro de Marau; Confusões com São Pedro - Adaptação da Crônica de Fernando Sabino; A Família Brasil - Criação Coletiva.

Em 2008, ministrou oficinas de teatro para crianças e adolescentes em creches e escolas da Rede Municipal no Projeto 'Chega Aí', da Prefeitura de Nova Prata, no qual chegou a dirigir montagens com os alunos. No mesmo ano, também ministrou oficinas teatrais na Rede Particular de ensino, para crianças de 3 a 4 anos.

 

SAMUEL OLIVEIRA ATOR

Samuel Oliveira é licenciado em Letras - Português/Inglês pela UFRGS, Mestre e Doutorando em Letras pela UFRGS. É ator do Grupo Neelic. Em sua formação como ator, realizou os cursos: "Curso de Teatro - Nível Intermediário" (CEDAC/Guaíba), "Teatro de Fato" (SETUDEC/Guaíba), "Um Estudo Sobre Shakespeare" (Escola do NEELIC/Porto Alegre), "Práticas em Teatro: O Teatro Grego" (Escola do NEELIC/Porto Alegre), "O Trágico em Nelson Rodrigues" (Escola do NEELIC/Porto Alegre). Participou, junto ao Grupo Neelic, das atividades de pesquisa: "Laboratório Cênico: Encontro com Koltès", "Pesquisa e Investigação em Performance Cênica", "Pesquisa-Ação em Performance", "Seminário Nacional: Cena e Performance". Atuou nos espetáculos: "A Morte de Bento Gonçalves" (Thamiris Abbad/2009), "Não Dá Nada" (José Renato Leão/2010), "A Voz dos Oprimidos" (Araxane/2012), "Os Gringos À Beira de um Ataque de Nervos" (Desirée Pessoa/2014), "Ricardo" (Desirée Pessoa/2014), "As Alegres Latinas de POA" (Desirée Pessoa/2014), "A Hora Marcada" (Desirée Pessoa/2015), "Primeiro Amor" (Desirée Pessoa/2015), "No Fim do Dia" (Desirée Pessoa/2015), "Toda Nudez Será Castigada" (Desirée Pessoa/2016).

Rodrigo Santiago ATOR

Ator e performer.  Em sua formação artística realizou os seguintes cursos, oficinas e estudos: "Teatro aos Sábados" (TEPA - Teatro Escola Porto Alegre); "Oficina de Montagem" (Casa de Teatro de Porto Alegre); "Organização Corporal para Cena - Módulos I e II" (Casa de Teatro de Porto Alegre); "Um estudo Sobre Shakespeare" (NEELIC); "Teatro Grego" (NEELIC); "Laboratório Cênico: Encontro com Koltès (NEELIC); "Estudos Sobre Performance" (NEELIC). Atuou nos seguintes espetáculos: "Tribos" (Zé Adão Barbosa/2011); "Ricardo III" (Desirée Pessoa/2014); "As Alegres Latinas de POA" (Desirée Pessoa/2014); "A Hora Marcada" (Desirée Pessoa/2015); "Primeiro Amor" (Desirée Pessoa/ 2015); "No fim do Dia" (Desirée Pessoa/2015). Performer na performance "Masterchef"(2015), de sua autoria.

Raquel Costa dos Santos PRODUTORA EXECUTIVA

Formada em Técnico em Marketing com ênfase em Gestão de Vendas. Atua como vendedora técnica comercial e exerce há dois anos a função de produtora executiva do grupo NEELIC, auxiliando na gestão e execução de projetos participantes de editais públicos e privados. Atua também na supervisão de ações de marketing do grupo NEELIC.

Fabiana Montin ATRIZ

Fez oficinas no Neelic: Da Imaginação à Expressividade (2007), Da expressão à Criatividade (2007/2008) e Da Criatividade a Atuação (2008/2009).

No Neelic atuou nos espetáculos: Perdoai (2008), Dramen Des Alltags (2009), A Serpente (2009), Sem Açúcar (2009) e O Retrato (2009).

Ainda no grupo, ministrou a Oficina Teatral para Adolescentes (2009), cujo trabalho de conclusão foi um fragmento de Romeu e Julieta (2009) e oficinas de teatro no Projeto Mais Educação (2008/2009), na escola estadual Danilo Antônio Zaffari - Porto Alegre.

© 2016 por GRUPO NEELIC

Núcleo de Experimentação e Expansão da Linguagem Cênica - Fone/whats: 51-99274-9933 - teatrodoneelic@gmail.com