Profissionalizante: Curso de Formação de Atores 

Curso com certificação

Início das aulas: 24 de março de 2020 - Terças e quintas, das 19h30min às 21h30min.

Sobre o curso: Com duas montagens de espetáculos, o Curso de Formação de Atores é voltado para pessoas com ou sem experiência em teatro que tenham o interesse em conhecer profundamente ou se profissionalizar em teatro.

Conteúdos: Aulas práticas de expressão corporal; expressão vocal; acrobacias; dança contemporânea; improvisação; jogos teatrais; atuação cênica; seminários teóricos; vivências coletivas com exercícios de teatro e dança contemporânea; experimentações com performances, desenvolvimento da dramaturgia do corpo do ator e atuação cênica; iluminação cênica; maquiagem para atores. Realização de uma mostra cênica e dois espetáculos durante o curso. 

 

Maiores informações sobre nossa metodologia, clique http://www.neelic.org/cursos​.

Idade mínima: 17 anos.

Duração: 18 meses.

Local: NEELIC (Av. França, 1149) – Salas: Heiner Müller e Jerzy Grotowski.

Inscrições: Através do e-mail cursosneelic@gmail.com.

Professores: Desirée Pessoa, Heloisa Bertoli, Guilherme Sanches, Priscila Jardim, Samuel Oliveira, Marcio Pizarro Noronha.

Destaques: O curso dá direito a uma camiseta da Escola de Teatro do NEELIC; material didático; fotos e vídeo da turma ao fim do curso.

Sobre os professores:

Marcio Pizarro Noronha é docente no curso de Licenciatura em Dança (UFRGS). Professor e pesquisador universitário, psicanalista, escritor, vinculado à UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS com atuação na UFRGS. Atua no campo de pesquisa interartes e transmidialidades e estudos dos processos de subjetivação na contemporaneidade e, atualmente, escreve sobre a temática das redes de produção e economias dos objetos artísticos e estéticos. É Dr. em Antropologia - USP (1999), Dr. em História - PUCRS (1998), Ms. em Antropologia - UFSC (1992), Esp. em Teoria da Comunicação - Jornalismo - PUCRS, Esp. em História RS - FAPA, Grad. em História - Lic. Plena e Bacharelado - PUCRS (1987). Autor de diversos livros, dentre eles ECONOMIA DAS ARTES e GESTÃO EM ARTE E CULTURA (AUTOR E ORGANIZADOR). É membro do grupo CNPq (UFRGS) ARQUITETURA E FILOSOFIA, coordenado pelo professor DR. FERNANDO FUÃO (UFRGS), e integrou a organização da coleção de livros do COLÓQUIO DERRIDA.

Desirée Pessoa é Professora Doutora com vasta formação e experiência: diretora e fundadora do grupo NEELIC; encenadora com título de Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS e Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO; especialista em Ética nas Artes Cênicas; licenciada em Teatro pela UFRGS. Já dirigiu diversos espetáculos, dentre eles: Clitemnestra, O Retrato, Sem Açúcar, Primeiro Amor, A Noiva do Caí, Portas do Invisível, Hallucination: vida e obra de Virginia Woolf, Olhar de Frente, A Casa da Saudade, Os Gringos à Beira de um Ataque de Nervos, As Alegres Latinas de POA, No Fim do Dia e Capital. Todos fizeram grandes temporadas em diferentes teatros e espaços alternativos no RS, PR, RJ e MG. É também atriz, com ampla experiência de formação e carreira. Foi professora de teatro na UFPEL (Universidade Federal de Pelotas), tendo se desvinculado quando iniciou seus estudos de doutoramento na UNIRIO. 

Heloisa Bertoli é coreógrafa de Dança Contemporânea e Sapateado Americano, além de Assistente no Rio Grande do Sul do Método Marchina de sapateado americano. Diretora artística e coreógrafa dos Grupos "SETE, OITO, FOI..." e "SEELE TANZ". Produtora do "TAP SUL – Encontro de Sapateado Americano no Sul do País" e do "Projeto DANÇARS - A Dança no Rio Grande do Sul". Coordenadora da sala 504 do "Projeto Usina das Artes" na Usina do Gasômetro (de 2006 a 2008) e do "Projeto SAPATEANDO EM PORTO ALEGRE". Recebeu o Prêmio Açorianos de "Melhor Coreografia" e Troféu RBS Cultura de "Melhor Espetáculo" (2005). Indicada "Coreógrafa Revelação" no Festival de Dança de Joinville (2006). E Special Award de Melhor Trabalho Coreográfico em Barcelona, na Espanha (2008). Revisora de Movimento dos espetáculos "Primeiro Amor" e "O Homem no Corredor", do Grupo Neelic. 

Priscila Jardim é professora de Teatro formada pela UFRGS e atualmente cursa Mestrado em Educação também na UFRGS. É produtora e atriz do grupo NEELIC, no qual participa do elenco dos espetáculos: Primeiro Amor e As Alegres Latinas de POA. É tradutora de Libras no espetáculo Portas do Invisível, também do grupo NEELIC. Atuou em peças como: Maldita Herança (2018), Jacques ou toda a tradição está comigo (2015-2016), Medida Provisória (2014), O Homem do princípio ao fim (2012). Ministra aulas de teatro para surdos desde 2016. Participou do Salão de Extensão da UFRGS e ganhou o prêmio de destaque e jovem pesquisadora. Participou do III Congresso de Extensão Universitária da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu, realizado na Argentina.

Samuel Oliveira é Professor Mestre com ampla formação na área de Letras e pesquisador com interesse nas fronteiras entre Linguística e Teatro; Licenciado em Letras - Português/Inglês pela UFRGS, Mestre e Doutorando em Letras pela UFRGS. É ator do grupo NEELIC. Participou, no grupo, das atividades de pesquisa: "Laboratório Cênico: Encontro com Koltès", "Pesquisa e Investigação em Performance Cênica", "Pesquisa-Ação em Performance", "Seminário Nacional: Cena e Performance". Atuou nos espetáculos: "A Morte de Bento Gonçalves" (2009), "Não Dá Nada" (2010), "A Voz dos Oprimidos" (2012), "Os Gringos À Beira de um Ataque de Nervos" (2014), "Ricardo" (2014), "As Alegres Latinas de POA" (2014), "A Hora Marcada" (2015), "Primeiro Amor" (2015), "No Fim do Dia" (2015) e "Toda Nudez Será Castigada" (2016).

Guilherme Sanches é músico, pesquisador e educador. Os trabalhos com música iniciam no ano de 1997, desde então atua em diversas bandas, grupos e projetos musicais da cidade, sempre ligado à área do ritmo e percussão. Desenvolve pesquisa na área de construção de instrumentos sejam eles de corda, sopro ou percussão; as fontes sonoras, o fenômeno físico do som, timbres de materiais e acústica são alguns dos temas que desenvolve nesta pesquisa. Participou ativamente da fundação do Grupo Neelic. É compositor da trilha dos espetáculos 'Hallucination: vida e obra de Virginia Woolf' e 'Primeiro Amor', do Grupo Neelic.

Vem pro NEELIC!

Nós temos a melhor escola de teatro de Porto Alegre!

© 2016 por GRUPO NEELIC

Núcleo de Experimentação e Expansão da Linguagem Cênica - Fone/whats: 51-99274-9933 - teatrodoneelic@gmail.com