Profissionalizante: Curso de Formação de Atores 

Curso com certificação - reconhecido SATED (DRT)

Início das aulas: 24 de março de 2020 - Terças e quintas, das 19h30min às 21h30min.

Sobre o curso: Com duas montagens de espetáculos, o Curso de Formação de Atores é voltado para pessoas com ou sem experiência em teatro que tenham o interesse em conhecer profundamente ou se profissionalizar em teatro.

Conteúdos: Aulas práticas de expressão corporal; expressão vocal; acrobacias; dança contemporânea; improvisação; jogos teatrais; atuação cênica; seminários teóricos; vivências coletivas com exercícios de teatro e dança contemporânea; experimentações com performances, desenvolvimento da dramaturgia do corpo do ator e atuação cênica; iluminação cênica; maquiagem para atores. Realização de uma mostra cênica e dois espetáculos durante o curso. 

 

Maiores informações sobre nossa metodologia, clique http://www.neelic.org/cursos​.

Idade mínima: 17 anos.

Duração: 18 meses.

Local: NEELIC (Av. França, 1149) – Salas: Heiner Müller e Jerzy Grotowski.

Inscrições: Através do e-mail cursosneelic@gmail.com.

Professores: Desirée Pessoa, Heloisa Bertoli, Guilherme Sanches, Guilherme Conrad, Thainan Rocha, Marcio Pizarro Noronha.

Monitoras: Luana Milidiu, Luísa Bem e Lara Mohana.

Destaques: O curso dá direito a uma camiseta da Escola de Teatro do NEELIC; material didático; certificado; fotos e vídeo da turma ao fim do curso.

Sobre os professores:

Marcio Pizarro Noronha é docente no curso de Licenciatura em Dança (UFRGS). Professor e pesquisador universitário, psicanalista, escritor, vinculado à UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS com atuação na UFRGS. Atua no campo de pesquisa interartes e transmidialidades e estudos dos processos de subjetivação na contemporaneidade e, atualmente, escreve sobre a temática das redes de produção e economias dos objetos artísticos e estéticos. É Dr. em Antropologia - USP (1999), Dr. em História - PUCRS (1998), Ms. em Antropologia - UFSC (1992), Esp. em Teoria da Comunicação - Jornalismo - PUCRS, Esp. em História RS - FAPA, Grad. em História - Lic. Plena e Bacharelado - PUCRS (1987). Autor de diversos livros, dentre eles ECONOMIA DAS ARTES e GESTÃO EM ARTE E CULTURA (AUTOR E ORGANIZADOR). É membro do grupo CNPq (UFRGS) ARQUITETURA E FILOSOFIA, coordenado pelo professor DR. FERNANDO FUÃO (UFRGS), e integrou a organização da coleção de livros do COLÓQUIO DERRIDA.

Desirée Pessoa é Professora Doutora com vasta formação e experiência: diretora e fundadora do grupo NEELIC; encenadora com título de Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO (RJ) e Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS (RS); especialista em Ética nas Artes Cênicas; licenciada em Teatro pela UFRGS. Figura emblemática na capital gaúcha, recebeu o título Mulheres de Destaque, da Academia de Letras e Artes de POA-RS e, com o NEELIC, a comenda Lobo da Costa. Já dirigiu diversos espetáculos, dentre eles: Clitemnestra, O Retrato, Sem Açúcar, Primeiro Amor, A Noiva do Caí, Portas do Invisível, Hallucination: vida e obra de Virginia Woolf, Olhar de Frente, A Casa da Saudade, Os Gringos à Beira de um Ataque de Nervos, As Alegres Latinas de POA, No Fim do Dia, Capital e MERDA!. Todos fizeram grandes temporadas em diferentes teatros e espaços alternativos no RS, PR, RJ e MG. É também atriz, com ampla experiência de formação e carreira. Foi também professora de teatro na UFPEL (RS), no curso de Licenciatura em Teatro, nível graduação. 

Heloisa Bertoli é coreógrafa de Dança Contemporânea e Sapateado Americano, além de Assistente no Rio Grande do Sul do Método Marchina de sapateado americano. Diretora artística e coreógrafa dos Grupos "SETE, OITO, FOI..." e "SEELE TANZ". Produtora do "TAP SUL – Encontro de Sapateado Americano no Sul do País" e do "Projeto DANÇARS - A Dança no Rio Grande do Sul". Coordenadora da sala 504 do "Projeto Usina das Artes" na Usina do Gasômetro (de 2006 a 2008) e do "Projeto SAPATEANDO EM PORTO ALEGRE". Recebeu o Prêmio Açorianos de "Melhor Coreografia" e Troféu RBS Cultura de "Melhor Espetáculo" (2005). Indicada "Coreógrafa Revelação" no Festival de Dança de Joinville (2006). E Special Award de Melhor Trabalho Coreográfico em Barcelona, na Espanha (2008). Revisora de Movimento dos espetáculos "Primeiro Amor" e "O Homem no Corredor", do Grupo Neelic. 

Guilherme Sanches é músico, pesquisador e educador. Os trabalhos com música iniciam no ano de 1997, desde então atua em diversas bandas, grupos e projetos musicais da cidade, sempre ligado à área do ritmo e percussão. Desenvolve pesquisa na área de construção de instrumentos sejam eles de corda, sopro ou percussão; as fontes sonoras, o fenômeno físico do som, timbres de materiais e acústica são alguns dos temas que desenvolve nesta pesquisa. Participou ativamente da fundação do Grupo Neelic. É compositor da trilha dos espetáculos 'Hallucination: vida e obra de Virginia Woolf' e 'Primeiro Amor', do Grupo Neelic.

Thainan Rocha é ator, diretor, iluminador, sonoplasta, produtor e dramaturgo. Bacharel em Teatro e Mestrando em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui formação em teatro musical pela ACTEMUS, onde produziu Os Insepultos, o Musical (2017). Como ator, destaca as atuações em William Despedaçado (2015), Como Gostais (2016), Maldita Herança (2018), no elenco local do espetáculo O Filho (2018), do Teatro da Vertigem, e na websérie Juízo Final (2018), da Suprema Filmes. Foi assistente de direção de Iacov Hillel na montagem da ópera Carmen (2019). Possui formação variada em teatro, dança e audiovisual, tendo realizado cursos de aperfeiçoamento com Iacov Hillel, Teatro da Vertigem, Letícia Coura, Marcelo Bulgarelli, Claudio Massimo Paternò, Marilice Bastos, Luciana Dariano, Fábio Tomasini, Take 04, Ói Nóis Aqui Traveiz, entre outros.

Monitoras:

 

Luísa Bem Dal Pozzo é atriz e produtora. Graduanda de Teatro-Bacharelado (UFRGS/RS). Iniciou sua formação no grupo teatral da Casa de Cultura Nova Prata (RS). No grupo cursou as oficinas e participou das seguintes peças: Uma Noite em Brasília, A Desgraça é Sua e A Família Brasil. Participou do curso “Improviso em comédia” pelo ImprovPOA.Participou de algumas oficinas de técnicas de palhaço na Quimera Produções Artísticas, em Porto Alegre, e ingressou na Escola de Teatro do NEELIC, onde fez o curso Teatro do Absurdo: Beckett, Ionesco e Arrabal, tendo participado da peça Piquenique no Front. Também participou do Festival de Curitiba – Mostra Fringe, com a peça Hallucination: Vida e Obra de Virginia Woolf; participou das peças “Os Fuzis da Senhora Carrar” e “Um bonde Chamado Desejo” sob a direção de DesiréePessoa.Participou do projeto Teatro no Teatro, da Escola de Teatro do NEELIC, com apresentação do espetáculo Hamlet e o Teatro da Morte, sob direção de Desirée Pessoa. 

Lara Monaha  é atriz e estudante de teatro. Atualmente estuda Licenciatura em Teatro na UFRGS. Como convidada integrou a programação do projeto “NEELIC 15 anos de teatro, performance e arte pública acessível a todos” apresentando performances junto a incubadora cultural “Lua Profana” mantida pelo Grupo NEELIC e participou do espetáculo “Sem Açúcar”. Participou dos cursos: “Nelson Rodrigues: o rasgar da personagem”, “Moliére contemporâneo” e “Teatro Performativo” (os três na Escola de Teatro do NEELIC), participou da oficina “A presença do ator” com Carlos Simioni do grupo LUME. Faz parte do elenco da peça “Hamlet e o teatro da morte” dirigido por Desirée Pessoa.

Luana Milidiu é atriz formada pelo NEELIC, cantora e ex-membro do coral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursa interpretação teatral na UFRGS e realizou mobilidade acadêmica na UFBA em 2019, já participou de nove peças profissionais, dentre elas: “A cidade do herói” (2017); “Capital” (2018); “Declínio” (2018); “Hamlet e o teatro da morte” (2018), todas dirigidas por Desirée Pessoa, e seu último trabalho foi no musical “Falsettolandia” (2019), dirigido por Elisa Mendes. Além do palco, Luana marca presença na área cinematográfica atuando em: “Precisamos conversar” (2018), dirigido por Isadora Garcia; “TOC” (2019), dirigido por Guilherme Silveira, entre outros.

Vem pro NEELIC!

Nós temos a melhor escola de teatro de Porto Alegre!

© 2016 por GRUPO NEELIC

Núcleo de Experimentação e Expansão da Linguagem Cênica - Fone/whats: 51-99274-9933 - teatrodoneelic@gmail.com