O Teatro de Brecht

Modalidade: 100% Online

Curso com certificação

As aulas da modalidade online podem ocorrer no formato individual ou em grupos.

Sobre o curso: Bertolt Brecht foi um dos maiores autores que o teatro ocidental conheceu. Neste curso você irá conhecer detalhes de sua obra e de sua técnica. Serão exercitadas noções relevantes como o efeito de estranhamento e a atuação dialética, dentre outros. Haverá montagem de um espetáculo a partir de um de seus textos, a ser escolhido pela turma. Alguns títulos que serão trabalhados em aula: "Terror e Miséria no III Reich", “Os Fuzis da Sra. Carrar”, "Aquele que diz sim, aquele que diz não", "O mendigo ou o cachorro morto" e "A alma boa de Setsuan". O curso tem caráter prático, com compartilhamento de material teórico. Voltado a pessoas interessadas nas áreas de teatro, performance, história, sociologia e filosofia, que desejem conhecer o universo deste importante dramaturgo alemão e participar de uma montagem de espetáculo com um texto específico.

Conteúdos: Expressão corporal e vocal; criação de cenas; desenvolvimento de personagens; composição de espetáculo. O teatro dialético de Bertolt Brecht: efeito de estranhamento; quebra da quarta parede; atuação não-realista; diálogo com o espectador; relevância da musicalidade no trabalho de ator/atriz; princípios do gesto individual e do gestus social, e distinções entre ambos. Criação de espetáculo ao fim do curso.

Idade mínima: 18 anos.

Duração: 12 meses.

Data de início: 03/05/2022

Toda terça-feira das 19:00 até 21:00

Inscrições: através do e-mail contato@neelic.org.

Professoras: Desirée Pessoa, Lauren Braga e Luana Milidiu

Desirée Pessoa é Professora Doutora com vasta formação e experiência: diretora e fundadora do grupo NEELIC; encenadora com título de Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO (RJ) e Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS (RS); especialista em Ética nas Artes Cênicas; licenciada em Teatro pela UFRGS (saiba mais: https://www.neelic.org/info).

Lauren Braga é atriz e estudante de teatro com experiência como monitora de produção na Escola de Teatro do NEELIC. Atuou nos seguintes espetáculos: A Cidade Do Herói; Andrônicos: A Lamentável Tragédia; O homem, a Mulher e o Barquinho; Hamlet e o Teatro da Morte; Seja Poesia com As Meninas, Elis e Tom; Homo Sapiens, As Alegres Latinas e Traça-Letra e Traça-Tudo. (saiba mais: https://www.neelic.org/info).

Luana Milidiu é atriz formada pelo NEELIC, cantora e ex-membro do coral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursa interpretação teatral na UFRGS e realizou mobilidade acadêmica na UFBA em 2019, já participou de nove peças profissionais (saiba mais: https://www.neelic.org/info).

 

Destaques: O curso dá direito a material didático e certificado.

_KIR8277kiranfoto09.jpg

Vem pro NEELIC!

Nós temos a melhor escola de teatro de Porto Alegre!

20953458_1513603432016299_27215977437391